A importância, segundo Heidegger, do pensamento filosófico de Kant e de Nietzsche para o ressurgir de um novo modo de pensar filosófico na tradição do pensamento ocidental

A importância, segundo Heidegger, do pensamento filosófico de Kant e de Nietzsche para o ressurgir de um novo modo de pensar filosófico na tradição do pensamento ocidental

Por Janilson Fialho

Para Heidegger, tanto Kant quanto Nietzsche foram importantes para o ressurgimento de um novo modo de pensar na tradição ocidental, porém, por razões diferentes.

No caso de Kant, Heidegger o considera importante por ter sido o primeiro a tematizar a questão do ser. Porque foi Kant que abordou a noção de ser em sua obra "Crítica da Razão Pura", e isso foi fundamental para dar à filosofia um novo caminho a seguir. Foi Kant que questionou a natureza da metafísica e a possibilidade do conhecimento humano objetivo. Heidegger, por sua vez, desenvolve esses temas em profundidade, criando sua própria teoria da existência e da temporalidade, e também a questão do ser como sendo fundamental e que permeia toda sua obra.

Já Nietzsche é importante para Heidegger por ter questionado e ter preconizado o fim da metafísica ocidental. Nietzsche criticou a ideia tradicional de verdade e de valores que tinha sido estabelecida pela tradição filosófica ocidental e propôs uma nova forma de pensar, que ele chamou de "filosofia do futuro". Isso, para Heidegger, representou uma mudança radicalmente da tradição metafísica ocidental e suas suposições fundamentais, propondo uma nova maneira de pensar a partir do existencialismo e da fenomenologia.

Portanto, para Heidegger, o pensamento de Nietzsche representou uma virada em direção a um novo modo de pensar filosófico que desafia as estruturas tradicionais de pensamento e abre caminho para uma nova forma de compreensão da existência humana.

Comentários

Postagens mais visitadas