Comentário: sobre a afirmação em Nietzsche por Deleuze, por Janilson Fialho

Comentário: sobre a afirmação em Nietzsche por Deleuze

Por Janilson Fialho

Continuamos a comentar a obra "Mistério de Ariadne segundo Nietzsche", de Gilles Deleuze. A seguinte passagem se concentra na conversão da negação em afirmação pura:

"Ora, é esse momento fundamental (meia-noite) que anuncia uma dupla transmutação, como se o niilismo acabado desse lugar ao seu contrário: as forças reativas, ao serem elas mesmas negadas, tornam-se ativas; a negação se transforma, converte-se no trovão de uma afirmação pura, o modo polêmico e lúdico de uma vontade que afirma e se põe a serviço de um excedente da vida. O niilismo "vencido por si mesmo".

Aqui Deleuze está descrevendo um momento de transformação em que o niilismo, a negação de valores e significados, atinge seu ponto máximo escatológico ("meia-noite") e dá lugar a algo oposto. Portanto, as forças reativas, que antes eram negativas, tornam-se ativas, e a negação se transforma em uma afirmação pura. Isso implica, contudo, que o niilismo, ao ser levado ao extremo, acaba por negar a si mesmo e dá origem a uma vontade afirmativa que serve a um "excedente da vida".

Vejamos um exemplo escatológico: se eu nego a minha vida, eu acabo por afirmar a negação da minha vida. A negação acaba virando uma afirmação.

Essa perspectiva ("se eu nego a minha vida, eu acabo por afirmar a negação da minha vida") sugere que negar a própria vida ou a existência pode ser uma forma paradoxal de afirmar algo, pois a negação se torna uma afirmação em si mesma. A afirmação sempre se sobressai nas últimas consequências, até mesmo na negação.

Portanto, essa é uma reflexão sobre como a negatividade pode se tornar uma força ativa, mesmo que de uma maneira contraditória. Essa ideia do nosso exemplo está em consonância com a visão de Nietzsche mostrada por Deleuze, isto é, de que é possível superar o niilismo e encontrar uma afirmação positiva e vital da existência, até mesmo quando olhamos para esse tipo de situação escatológica.

Em um jogo de lógica, o niilista, que tudo nega, sai perdendo, pois sua negação passa pela afirmação de negar. Portanto, se ele nega, ele afirma que nega. Entretanto, vemos um problema nessa questão, isso é apenas um jogo de palavras e afirmações, em nada altera a desilusão melancólica niilista. Afirmar uma negação não parece nada positivo realmente, apenas confirma o óbvio que está sentindo. Portanto, uma afirmação real é mudar de um estado para outro, e não afirmar o próprio estado. A mudança do negativo para o positivo é, ao que parece, a única afirmação real nessa lógica de transformação.

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