O Jovem e a Armadilha Fascista: Como o Jovem é Seduzido pelo Neoliberalismo do Ódio - Janilson Fialho
O jovem e a armadilha fascista: Como o Jovem é Seduzido pelo Neoliberalismo do Ódio - Janilson Fialho
O jovem que cai na ideologia liberal, conservadora ou Ancap, ou pior: na extrema-direita fascista, nada mais é que um frustrado que busca uma identidade independente cheia de alucinações de si mesmo, ou seja, o jovem tem fantasias autossuficientes de si, ignorando qualquer plano social que ele esteja inserido.
Este jovem tem facilidade de cair nas ideologias citadas por motivos que vejo como sendo de pura banalidade hormonal do ser, isto é, observo que o adolescente estando naquela fase de crise existencial, ou seja, entre a fase infantil e adulta cai nessas ideologias por falta de noção mesmo. No entanto, ele é apenas um ser rebelde sem causa, lutando por independência e, em simultâneo, sendo completamente dependente de uma figura protetora, cujos sentimentos são ser mesquinho e competitivo, ou seja, igual a tudo o que essas ideologias pregam no quesito ontológico do ser. Ele é um alvo fácil de ser enganado por tais ideologias, pois, estas carregam na veia uma gênese egoísta, e também preconceituosa e machista para além das concepções primárias do que são apresentadas a eles, contudo, o gatilho que desperta nele é o sentimento preconceituoso que ele carregava desde o berço familiar, isto é, o jovem já carregava uma mentalidade preconceituosa desde a raiz, portanto, isto facilita o acolhimento por parte desse grupo ideológico, é a aceitação por afinidade de preconceito, ou ter em mente um alvo comum para mirar o ódio.
Sendo assim, quem são os jovens que caem com facilidade nas falácias neoliberais e conservadoras? Ora, em sua maioria são pessoas contendo um perfil que se enquadra como Incel, ou especificando melhor: homens frustrados. Portanto, é notório perceber que os grupos de incel são compostos por heterossexuais cis gêneros, pois, estes são os que mais aparentam ter um perfil de frustrado. Contudo, a frustração é o motor fundamental para se adentrar nesse mundo neoliberal, pois como vemos, essas ideologias têm como foco uma falsa autonomia do ser, ou sendo mais preciso, elas são apenas uma auto ajuda para levantar a moral e a estima de um indivíduo que é praticamente um sujeito estranho socialmente, ou seja, um indivíduo frustrado que tem especificamente um relacionamento complicado com pessoas do sexo oposto, e principalmente com pessoas de orientações sexuais diferentes. Possa ser que você esteja pensando que eu estou julgando mal a timidez ou algo assim, porém, meu foco aqui é na falha de caráter mesmo, e falo por presenciar de perto estes tipos de Trolls na internet, falo por ter um certo embasamento de qual é o tipo de perfil por meio da observação desses grupos de Shitpost. O perfil é quase sempre o mesmo, o típico sujeito que posta memes preconceituosos, além, é claro, deles também adotarem uma postura alheia a política, mas que, em simultâneo, acabam caindo nas graças de políticos reacionários e neoliberais.
Contudo, esse jovem esquisito que não se importa com os problemas reais da vida busca refúgio para a sua solidão, e aqui eu não quero me contradizer, não é que eles sejam completamente solitários, até que alguns aparentam ter uma vida social, mas isso pode ser uma máscara de polidez na realidade, assim não anulando o preconceito e a misoginia que há dentro deles, por isso eles buscam um refúgio na internet, nos grupos de Facebook e WhatsApp, usando pseudônimo com letras em japonês ou algum nome de personagem fictício, e também usando como foto de perfil algum personagem de anime, com tudo isso apenas para expor o seu pensamento infantil e o preconceito velado socialmente. Eles são facilmente seduzidos a caírem na ideologia liberal, e no pior das hipóteses a cair no delírio Ancap, por meio desses grupos de humor shitpost e de pseudo memes inteligentes que espalham a ideologia delirante da extrema-direita. Com isso, eu não quero dizer que as pessoas que usam alguma foto de anime ou nome de personagem seja um pretenso fascista neoliberal, não estou generalizando e, aliás, se você usa isso e não é assim, pode-se considerar uma exceção, porque boa parte dos trolls se escondem com esse perfil; entretanto, cabe perguntar: por quê é que alguém se esconde na internet? O que é que ela posta para não querer mostrar o rosto? Volto a dizer, para mim, essa postura anônima é coisa de troll.
O jovem acaba caindo nesse terreno por pura Ingenuidade, por não ter conhecimento de nada, isto também é devido a não ter aprendido nada na escola, e, por assim dizer, a escola que ainda segue um modelo de educação bancária, ou seja, que apenas deposita conteúdo na cabeça do aluno e nem se importa se este aprendeu ou não. Portanto, esse jovem já frustrado, com medo de encarar a vida e a realidade social que contém transformações radicais nos costumes, somado com a arrogância da adolescência e o distanciamento do conhecimento acadêmico, acaba por encontrar refúgio em algum desses perfis: o YouTuber gamer misógino, usuários de grupo de shitpost, e o pior de todos, o militante liberal. Este último é o que usa um discurso falacioso para transformar esse jovem perdido em um militante, mas com um diferencial, o jovem nem sabe que é um militante de fato, ou seja, o ensino neoliberal é uma prática alienante, que tem na sua forma de fazer política uma base fascista envernizada com uma ironia ácida aprendida nos grupos de shitpost.
Portanto, o militante de internet anônimo, tem como cartilha o discurso do neoliberal (e não só a neoliberal, mas aqui também vou incluir todas as teorias e discursos delirantes da direita), agora ele se interessa por economia, mas uma economia uma tanto torpe extraída diretamente dos livros de autoajuda de Coachs econômico, além desses iludirem o tal jovem a perderem dinheiro no famigerado esquema de pirâmide moderno, sendo investir em Bitcoin. Na cartilha neoliberal também tem alguns pseudo valores conservadores, como honrar a família tradicional ou um fanatismo religioso violento, mas tudo estereotipado, o que pode fazer este jovem parecer um cosplay de cavaleiro templário que perdeu o caminho da Comic Con. Também na cartilha a um culto a sabedoria, mas que, ao mesmo tempo, carrega uma ignorância absurda, isto é, o que eles cultuam como sabedoria são apenas frases positivas de autoajuda de uma fantasiosa busca de conhecimento, portanto, eles romantizam o conhecimento, mas como uma forma de estética de distinção, pois eles não leem nada fora da cartilha neoliberal, e convenhamos, os autores da atualidade dessa cartilha produzem textos simplórios, que nada mais é que autoajuda barata e, por assim dizer, esse jovem não tem interesse por nada de intelectual de fato, e principalmente cultural. O máximo de cultura que esse pessoal tem e se interessa, é uma apropriação desvirtuada de contexto histórico da estética greco-romano, e agora também da estética vikings, afinal, alguns destes buscam um famigerado corpo perfeito, ou de masculinidade superior, até parecendo coisa de nazifascista. Contudo, esses jovens têm preconceito com as demais culturas que não sejam europeias, mas que por vezes até compartilham alguma frase de um pensador chinês, mas nada, além disso.
Continuando a falar em cultura, cabe dizer que estes possuem uma aversão a arte moderna ou a qualquer coisa abstrata. E no que tange a educação, o máximo que você pode ver no discurso dessas bolhas são o puro suco da alienação, como dizer que nazismo é de esquerda, que à terra é plana, também tem um discurso anti-vacinas, e o mais usado, é a falsa noção de liberdade de expressão, assim usado apenas para blindar os crimes que são proferidos, e por último, a alienação das condições sociais, pois estes aprendem cegamente a desprezar as instituições públicas sem saberem as reais consequências, ou seja, o jovem cai com facilidade no discurso do opressor. O jovem também aprende na cartilha a ter aversão a escola e do modelo de ensino que ironicamente é o mesmo utilizado pelos próprios liberais, assim você já deve ter visto algum liberal ensinando ao discípulo o falacioso método de dez maneiras de "destruir o seu professor comunista em um debate", ou seja, eles não ensinam a debater com o mínimo de respeito, ou com conhecimento, ou certeza do que estão falando, na verdade, eles ensinam uma retórica sofista para humilhar e a constranger os outros com um cinismo estampado na face. Os jovens têm fácil acesso a esse material na internet, pois o neoliberal embala tudo em uma lista de argumentos e vende para o jovem como se fosse algo transformador e que dará um retorno financeiro absurdo.
O jovem que pertence à alguma das bolhas citadas acima, vive reclamando do cancelamento virtual, mas ele próprio é um potencial cancelador, pois este, que vive praticamente em uma bolha virtual o tempo todo, pratica um constante vigiar e punir de qualquer movimento de minorias, ou seja, ele ira punir destilando comentários odiosos contra às minorias que apareçam em qualquer conteúdo que pertença à bolha infantil dele; portanto, se caso apareça qualquer protagonista mulher em um filme de super-herói, por exemplo, o jovem liberal shitpost taxa instantânea de lacração, e faz um esforço absurdo para vomitar pseudo argumentos para justificar o preconceito, que nada mais são que lamúrias de uma pessoa mal crescida; contudo, quem será o "mimizento" que tanto o jovem shitpost critica na internet? Será que ele fala isso olhando para um espelho, cuja imagem reflete uma visão distorcida de si mesma?
No fundo, a cartilha neoliberal que abraça todas essas bolhas, de conservadores até shitpost, terá um viés preconceituoso, que pode ser velado ou escrachado, isto é, a prática desse preconceito só depende de quão anônimo for o perfil. No fim, esse jovem é só um ignorante preconceituoso, desesperado por ganhar dinheiro de forma rápida, um negacionista de qualquer prática de saber, e principalmente vivendo uma infantilidade emocional que supostamente dura por muito tempo.
Texto escrito no dia 25/07/2022
Fontes:
Canal: História Cabeluda, vídeo: Canal conservador explicou em cinco minutos a diferença entre capitalismo e socialismo, link: https://youtu.be/kRZpBFwBiok
Canal: Meteoro Brasil, vídeo: Conspiração contra as universidades, link: https://youtu.be/l3vRLTwucCg
Canal: Meteoro Brasil, vídeo: Como lidar com seu sobrinho Ancap, link: https://youtu.be/l3vRLTwucCg
Comentários
Postar um comentário